Descontaminação de pintura – Soluções Inovadoras para Estética Automotiva
DESCONTAMINAÇÃO DA PINTURA
Nesse post vamos falar sobre descontaminação de pintura. Antes de qualquer tratamento de pintura (aplicação de cera, lixamento, polimento, vitrificação) a primeira coisa a ser feito e a descontaminação da pintura. Antes de ensinar como fazer a descontaminação, vamos explicar o que é contaminação.
A camada da pintura automotiva contém 3 camadas.
-A primeira camada é o primer.
Além da proteção, o primer cria um sistema de ligação para melhor fixar a tinta.
-A segunda camada é a pintura, é o que da cor do carro.
-A terceira camada e a mais importante é o verniz.
O verniz é o que dá o acabamento à pintura ressaltando o brilho e cria uma
camada que protege a pintura evitando o desbotamento da tinta.
Cuidar e proteger da pintura de um veículo, não deve ser visto apenas como um efeito estético. O verniz automotivo contém nano cavidades e por isso quando o veículo fica exposto ao clima e o uso, a pintura está suscetível a contaminações que podem aderir superficialmente e/ou penetrar na superfície do veículo.
O que são essas contaminações?
Contaminações são partículas que se fixam ou impregnam na pintura e não saem na lavagem deixando a superfície áspera e sem brilho podendo ser bastante agressivas, e quando não são removidas podem causar danos irreversíveis como a oxidação provocando o desgastes e o desbotamento da pintura, no geral essas contaminações são invisíveis ao olho humano.
As contaminações podem ocorrer por inúmeros fatores impregnando-se na superfície ou penetrando dentro da camada do verniz. Contaminações superficiais são: névoa e/ou respingo de tinta ou verniz, piche, respingo de concreto e poluição industrial. Essas contaminações comprometem a intensidade de brilho a sensação. Contaminações que penetram o verniz: fuligem de ferro, partículas atmosféricas, maresia, e chuva ácida…
Como identificar as contaminações?
Em geral as contaminações como piche, tinta, fuligem de ferro, chuva ácida, maresia, respingo de concreto podem ser vistos a olho nu, mas existem contaminações que não conseguimos enxergar.
Quando não conseguimos ver podemos identificar se a pintura está contaminada da seguinte forma.
Com o carro limpo e seco, utilize uma luva ou sacola plástica fina (sacola de mercado serve) e coloque na sua mão. O plástico fino ajuda a aumentar a sensibilidade do tato. Passe sua mão lentamente sobre a superfície, se escutar um chiado e/ou sentir uma aspereza como se fosse uma areia, isso significa que a pintura está contaminada.
Métodos de como fazer a descontaminação sem afetar a pintura!
Nas seções ou paginas seguintes apresentamos produtos apropriados, e a melhor metodologia para a remoção de contaminantes como respingo de tinta, piche, escorridos de cimento, fuligem de ferro, partículas atmosféricas e chuva ácida.
Remoção de piche ou respingo de tinta:
Utilizar o produto NURA na diluição de 1:1 até 1:5. Pulverize o produto sobre a superfície espere agir de 3 a 5 minutos, utilize uma esponja de remover insetos e esfregue com movimentos vai e vem na horizontal e vertical, remove o excesso do produto com água. Segue o link da aplicação do produto:
https://www.youtube.com/watch?v=z2GZJYxU0uE
Manchas de piches: O asfalto é um betume espesso, de material aglutinante, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis, além de substâncias minerais, resíduo da destilação há vácuo do petróleo bruto. Não é um material volátil, é solúvel em bissulfeto de carbono, com propriedades isolantes e adesivas. Existem vários tipos de asfalto: 1 – O CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo (Ex. CAP-20, CAP-70); é utilizado em rodovias (usinado) 2- O ADP – Asfalto Diluído de Petróleo(Ex. CM-30, CR-250); é utilizado para impermeabilização 3 – A Emulsão Asfáltica (Ex. RR-2C, RM-1C); entre outros. Não é aconselhável o uso de gasolina, água rás, querosene, álcool e etc., para a remoção de manchas de asfalto. Aparentemente estes produtos retiram com facilidade as manchas, mas podem afetar e danificar em definitivo a pintura automotiva.
Remoção de respingo de concreto:
Utilizar o OxiClean. Pulverize o produto sobre a superfície espere agir de 3 a 5 minutos, com uma esponja de remover insetos esfregue em movimentos vai e vem na horizontal e vertical, remove o excesso do produto com água. Segue o link da aplicação do produto: https://www.youtube.com/watch?v=5-nTNpim95M
Remoção de fuligem de ferro e partículas atmosféricas:
Utilizar o Iron-z. Lave toda a superfície e certifique de que a mesma esteja fria, não aplicar e não deixar secar o Iron-Z sob o sol. Borrife o produto na área desejada, deixe agir por até 3 minutos. Após alguns minutos, a uma reação química que converte a contaminação sólida em líquido. Essa reação é percebida com a mudança de cor do líquido para roxo ou vermelho. Esfregue com uma luva de lavagem ou pano de microfibra. Em seguida enxágue com água corrente e seque.
Segue o link da aplicação do produto: https://youtu.be/C3R8KkA4m4A
Remoção de chuva ácida:
Utilizar o Ziox na diluição de 1:3: Certifique que o veículo esteja a sombra e em temperatura ambiente. Pulverize o produto sobre a superfície espere agir de 1 a 3 minutos (não deixe secar o produto). Utilize uma luva de lavagem ou um pano de microfibra e esfregue moderadamente promovendo uma ação mecânica sobre as manchas, em seguida enxágue com água e seque.
Segue o link da aplicação do produto: https://www.youtube.com/watchv=jQScLyjMqQk&list=PLgOTksoyBkmJHy_iKeZbmYyNi6_Ytodsd
Chuva ácida: É um fenômeno que ocorre devido à poluição atmosférica, com a liberação de óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que provoca dentre várias consequências ambientais, como também a formação de manchas sobre a superfície automotiva. Quando a poluição da atmosfera intensifica o pH da água da chuva atinge valores abaixo dos considerados normais para a chuva (5 ou 6), tornando-a ácida (o seu pH pode ser inferior a 2). Isso
significa que, ao atingir a superfície automotiva, o excesso de acidez aliado à exposição solar, pode causar graves danos, devido a essa precipitação líquida está carregada de diversos ácidos (sulfúrico, nítrico, clorídrico) e outros componentes (óxidos de azoto, mercúrio, cádmio, óxido de carbono etc.). Um dos principais contaminadores é o dióxido de enxofre (SO2), que reage com a água para dar ácido sulfuroso, que depois se converte em sulfúrico.
Para a remoção dos contaminantes:
Over spray e poluição industrial vamos fazer uma descontaminação mecânica, utilizando o clay bar.
O que é uma Clay Bar?
Clay bar é uma barra específica para remover contaminações superficiais da pintura, conhecido no mundo todo como Clay Bar e no Brasil é chamado também de argila ou massinha.
A ideia foi de um cientista japonês Tadao Kodate na década de 1980 no Japão, ele estava procurando uma maneira segura de remover contaminantes da superfície da pintura sem usar produtos químicos agressivos ou compostos de polimento. Na década 1990 nos Estados Unidos se popularizou e se expandiu para o mundo.
As clay bars podem ser naturais ou sintéticas. As naturais são compostas com borracha abrasivos, breu óleos minerais ou vegetais. As sintéticas são as mais comuns atualmente, elas são feitos de uma mistura de materiais sintéticos como borracha de polímero, carbonato de cálcio e resinas sintéticas. Muito parecido com a argila de moldagem, esse material é extremamente elástico e absorvente, isso é perfeito para contornar a superfícies dos carros, e fica mais fácil de fazer uma autolimpeza.
Qual é a diferença da Clay Bar da Alcance profissional?
A Clay bar da Alcance profissional se diferencia pela sua tecnologia que é composta de elastómeros de última geração e adicionada abrasivos minerais sintéticos e agentes especiais de lubrificação.
Com essa composição a Clay bar da Alcance remove com maior facilidade as partículas microscópicas de contaminantes, puxando para fora da superfície, deixando um acabamento ultra liso, e prepara superfície para um tratamento de pintura.
Como utilizar a Clay bar descontaminar a pintura com a Claybar não prejudica em nada a pintura, não remove ou desgasta a pintura do veículo. Antes de iniciar a aplicação deste produto certifique-se de que a superfície esteja em temperatura ambiente, limpa e ao abrigo do sol. Retire a ClayBar da embalagem e corte um pedaço, estique e modele nos dedos.
Use o produto Lub2 como lubrificante, pulverize um pouco de Lub2 sobre uma área de 40×40 cm.
Após a superfície lubrificada, utilize a Claybar e trabalhe em movimentos vai e vem horizontais e verticais por toda a área, com uma leva pressão.
Quando sentir que a Claybar começa a deslizar melhor, isso significa que a área ficou descontaminada. Para se certificar se a superfície ficou bem descombinada, seque a superfície com uma microfibra limpa, e faça o teste do plástico.
Dica: Para trabalhar com segurança com a Calybar, o ideal que a cada área que for descontaminada, remodele esticando e dobrando a mesma, para sempre estar trabalhando com um lado limpo.
Como guardar e conservar a Clay bar?
Após e o processo de descontaminação, estique e dobre a clay bar várias vezes, depois dê 2 borrifadas do lubrificante em cada lado. Agora guardada no seu estojo original, dessa forma irá a manter clay bar por muito tempo podendo usá-la novamente.
Clay Bar vs massa de vidraceiro
A pesar que as duas conseguem remover as impurezas da superfície as suas semelhanças param por aí. As suas composições são completamente diferentes. A massa de vidro contém pó de gesso, sulfato de cálcio e óleo de linhaça, que podem amarelar a pintura, em contato com plásticos podem ficar brancos, risca a pintura, e deixa resíduos gordurosos que atrapalham o polimento ou aplicação de uma proteção.
Perguntas frequentes
Se cair no chão o que fazer?
Lave com água corrente e corte um pedaço do lado que contaminou certifique que ficou nenhum resíduo de sujeira e pode utilizar de novo.
Posso utilizar água como lubrificante?
A água não indicada porque não lubrifica bem a superfície e consequentemente a clay bar vai riscar.
Posso utilizar cera liquida como lubrificante?
A cera liquida lubrifica bem, porém deixa resíduos que atrapalham a ancoram de ceras ou o processo de polimento.
Posso utilizar shampoo (detergente) ou APC (multiuso) como lubrificante?
Não os tensoativos que contém esses produtos deterioram a clay bar
Qual é a diferença do Lub2 comparado com outros lubrificantes?
O Lub2 e um produto 2 em 1, ação lubrificante e desengordurante, prepara a superfície para receber um polimento ou aplicação de cera. Os lubrificantes que são vendidos são a base de cera ou produtos similares que atrapalham a ancoram de ceras ou o processo de polimento.
Porque usar uma clay bar?
Às impurezas que se fixam na superfície atrapalham qualquer tratamento de pintura. Exp. Se aplicar uma cera por cima da contaminação, não vamos a ter as caraterísticas que a cera dá, como o toque liso, brilho e hidrorepelência.
Exp. Se for polir, as boinas vão ficar contaminadas e vão provocar riscos profundos.
Estética automotiva não é luxo.
É conhecimento, qualidade, confiança e satisfação.