Estética automotiva ou veicular?
Mundialmente a palavra estética é relacionada a percepção ou sensação de beleza.
No Brasil a junção de duas palavras (estética + automotiva e/ou veicular) formam um conceito cujo o termo se refere aos bons serviços que são realizados em veículos, no qual a dedicação do profissional está interligada a muito estudo, experiencia laboral e aplicação de novas tecnologias. Em geral, o profissional que atua nesta área se autodenomina como “DETAILER”, e a pessoa dotada dos mesmos conhecimentos, e que atua em benefício próprio, é denominado como “ENTUSIASTA”. A distinção nominal que refere a automóveis ou veículos está relacionada aos estabelecimentos que atendem uma demanda especifica como carros e veículos automotores, e assim, utilizam o termo “Estética Automotiva”, os denominados “Estética Veicular” englobam as bicicletas, reboques, trailers, entre outros.
Ainda que a palavra estética no Brasil seja amplamente associada aos efeitos de produtos cosméticos, que são utilizados para saúde e embelezamento corporal, qualquer superfície, seja de um veículo ou do corpo humano, reage a intempéries e produtos químicos agressivos, e ambas devem ser cuidadas para manter ou melhorar a sua beleza. Logo, a palavra estética pode ser atribuída tanto ao corpo humano, quanto a um veículo. É certo que, pelas diferenças que há entre essas superfícies, elas atuam e regem de formas distintas conforme explicação sucinta a seguir:
A superfície corporal é biologicamente regenerável, e sua reação diante a intempéries e aos agentes químicos (mesmo que agressivos) pode ser até benéficas. Já as superfícies de um veículo não têm essa capacidade regenerativa, por conseguinte a reação à intempérie e aos elementos químicos agressivos sempre serão prejudiciais ao veículo. Por fim, conclui-se que um veículo necessita de cuidados diferentes ao do corpo humano, o que faz necessário a intervenção direta de pessoas capacitadas, equipamentos e produtos específicos para manter ou melhorar a sua beleza. Diante desse fato, podemos afirmar que a ESTÉTICA AUTOMOTIVA e/ou VEICULAR, é o estudo constante de ações baseadas em três pilares: limpeza, restauração e proteção.
Seja qual for o veículo, quando há um cuidado, este sempre terá uma boa estética, e à medida que esse cuidado é dedicado por serviços e produtos de excelência, a percepção estética passa ser imparcialmente mais satisfatória. Nesse sentido, o zelo com o veículo não deve ser considerado apenas para promover beleza, pois com muito estudo e pesquisa é possível compreender outros benefícios, e que ainda, contribuem para uma aparência que seja ideal ao veículo, e isso é ESTÉTICA VEÍCULAR.